AUTORIDADES ENTREGAM CASAS NO INTERIOR DE DOIS VIZINHOS

sexta, 28 de julho de 2017
Pequenos produtores agrícolas de Dois Vizinhos receberam nesta quinta-feira ...

Pequenos produtores agrícolas da comunidade de Santa Lúcia, no interior Dois Vizinhos receberam nesta quinta-feira (27) as chaves de imóveis construídos dentro das propriedades dos agricultores e que fazem parte do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), cujos projetos foram viabilizados por meio do trabalho integrado do Governo do Paraná com o Governo Federal e as prefeituras.

As casas têm 42 metros quadrados distribuídos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Estas moradias são destinadas a produtores com renda familiar anual de até R$ 15 mil e que não possuam outros imóveis ou propriedades além daquelas em que já residem.

Com os incentivos financeiros aplicados pelo poder público no projeto, de R$ 371 mil, as famílias pagarão apenas 4% do valor total do imóvel. O Projeto será financiado pelo Banco do Brasil e as famílias pagarão quatro prestações anuais de R$ 285,00.

Para viabilizar os investimentos, o projeto construtivo foi feito pela equipe técnica da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). O modelo de gestão do PNHR adotado pela empresa tornou-se referência nacional nos últimos anos, com mais de 13 mil casas rurais entregues desde 2011 em todo o Estado.

A participação do Governo Estadual conta ainda com o acompanhamento social das equipes da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e da Emater. Os órgãos trabalham desde o cadastramento e seleção das famílias atendidas até orientações aos produtores após a ocupação da nova moradia.

O objetivo do projeto, segundo a coordenadora regional da Cohapar em Francisco Beltrão, Lindamir Denardin, é promover a melhoria da qualidade de vida da população do campo. “São pessoas que muitas vezes lutam a vida inteira para conseguir uma moradia digna e que graças à gestão municipalista desta administração estadual têm suas demandas atendidas”, afirma.

Acompanharam e fizeram a entrega dos imóveis o deputado estadual Paulo Litro, Prefeito Municipal Raul Isotton, Presidente da câmara de Dois Vizinhos Adriano S. Santiago, os vereadores Chimitinho e Juarez Alberton, secretários municipais e representantes da Emater e do Banco do Brasil.

Fonte: Técnico de Imprensa