CÂMARA REPASSA MEIO MILHÃO À PREFEITURA PARA RECUPERAÇÃO APÓS ENCHENTES

quinta, 09 de novembro de 2023

Em meio aos desafios enfrentados devido às fortes chuvas, os vereadores do Poder Legislativo  expressaram a preocupação com a necessidade de ações imediatas na recuperação dos estragos ocasionados pela maior enchente já registrada na história do município.

O Presidente da Câmara, Vereador Márcio da Silva, ressaltou a relevância da Indicação nº 242/2023 apresentado na 14ª Sessão Ordinária, ocorrida na última segunda-feira, dia 06 de novembro, onde autoriza a destinação de R$500.000,00 para medidas e ações voltadas à recuperação do município.

"Vivemos um momento delicado de Calamidade Pública, e é nossa responsabilidade agir com agilidade e eficiência para minimizar o sofrimento da nossa comunidade. A destinação desses recursos para a recuperação é crucial para restabelecer a normalidade em nossas vidas," afirmou o Presidente.

Márcio também enfatizou a importância da implementação de ações preventivas para evitar futuros desastres similares. "Não podemos apenas remediar as consequências. Devemos trabalhar de forma proativa para proteger nossa população e nosso patrimônio."

Na apresentação da Indicação e a clareza na destinação dos valores, a Câmara Municipal reforça o compromisso em atuar em prol do interesse público. A indicação ressalta a destinação específica dos recursos para reparos, prevenção de futuros desastres e assistência direta aos moradores afetados.

O apoio unânime dos membros da Câmara, incluindo o vice-presidente Carlos Eduardo Mangini Silva, o 1º secretário Márcio Antônio Gomes, o 2º secretário Albino Lorenzett, e os vereadores Benini Jr, Chico Peretto, Juarez Alberton, Fabinho Gaspar, Kike, Sandro Brunn e Cledemir Mezzomo, ressalta a coesão e a responsabilidade do corpo legislativo diante das circunstâncias desafiadoras.

Após aprovação da Indicação, o Secretário Geral do Governo Municipal, Nilton de Almeida, recebeu um cheque simbólico de meio milhão das mãos dos vereadores. Nilton foi convidado para o uso da palavra e fez um balanço do governo municipal nos últimos 30 dias, destacando a atuação do governo e da Defesa Civil, agradecendo o empenho de vereadores, voluntários, empresários e membros da comunidade que ajudaram nas ações de socorro.

Nilton menciona a visita recente à Curitiba e os pedidos feitos ao governo do estado, incluindo verbas para reconstrução de pontes, dragagem do rio, melhorias na UPA, e a construção de um grande lago de contenção de cheias. Ele destaca a mobilização para arrecadar recursos, como um leilão solidário programado para 14 de novembro. O Secretário agradece a solidariedade da comunidade, destacando a criação de comissões de voluntários e entidades para gerir recursos. Ele enfatiza a importância da união para superar os desafios e pede o apoio político para garantir a efetivação dos pedidos feitos ao governo.

Complementando a fala do Secretário, o Vereador Márcio da Silva destaca que o valor destinado não resolverá completamente os problemas causados no município, mas certamente ajudará. Ele explica que, tradicionalmente, os presidentes têm o costume de devolver o que sobra do orçamento da Câmara no último dia do ano. Mesmo recebendo aproximadamente 2% do orçamento, em vez dos 7% a que teriam direito, a Casa de Leis conseguiu trabalhar ao longo do ano enxugando custos.

Márcio ressalta a importância da solidariedade, mencionando que muitos estão contribuindo, e que cada pequena contribuição, somada, fará uma diferença significativa. Ele menciona o compromisso de ajudar a pagar a parcela do Hospital Pró-Vida, um montante de cerca de 900.000, assumido durante a gestão do vereador Juarez Alberton como presidente. O vereador afirma que manterão esse compromisso, trabalhando para economizar ao máximo e contribuir novamente no final do ano.

A Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos reitera seu compromisso com a comunidade e continuará trabalhando incansavelmente para superar os impactos das enchentes e promover a reconstrução do Município.

Fonte: Assessoria de Comunicação CMDV