REUNIÃO NO DER-PR EM CURITIBA: AUTORIDADES DE DOIS VIZINHOS DISCUTIRAM DESAFIOS DAS CHUVAS E INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA

sexta, 03 de novembro de 2023

Dois Vizinhos, 03 de novembro de 2023 - Em 1º de novembro de 2023, uma reunião de relevância aconteceu nas dependências do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), em Curitiba. O encontro reuniu a comitiva de Dois Vizinhos com o Diretor Presidente do DER-PR, Fernando Furiatti.

A discussão durante a reunião concentrou-se com uma ênfase especial nas pontes que foram gravemente afetadas. O prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto, fez questão de ressaltar a importância da restauração das pontes danificadas, observando que muitas delas foram completamente destruídas na enchente. Ele também destacou a urgência de alocar recursos financeiros para reparos, garantindo a mobilidade na região, que é essencial para a economia local.

Dois Vizinhos, conhecido por abrigar um dos maiores abatedouros de aves do Brasil, enfrenta um desafio adicional em meio às chuvas. A produção local e escoamento de grãos depende diretamente da infraestrutura das estradas, tornando a situação crítica para a comunidade e a economia da cidade.

Nilton Almeida, Secretário de Governo Municipal, relatou que cerca de 10 pontes no interior da região foram danificadas. Ele também descreveu e apresentou possíveis soluções para o enfrentamento dos alagamentos na cidade. No entanto, a preocupação com a demora na resposta e a necessidade de acelerar as ações foram expressas, prevendo que a cidade poderia ser inundada novamente, fato que ocorreu nessa última sexta-feira, 03 de novembro de 2023.

Em resposta, Fernando Furiatti, Chefe do DER-PR, observou atentamente os problemas gerados no município e recomendou que o governo municipal faça pedidos distintos, seja para a reconstrução de pontes ou para a manutenção de estradas, a fim de agilizar o direcionamento dos recursos necessários. Fernando destacou que o Governador Ratinho Júnior já autorizou os recursos para esse tipo de situação: “Eu não consigo atuar em estrada municipal e nem dentro do município, eu só consigo fazer em estrada estadual, mas o recurso, isso que eu posso garantir, o governador já mandou dar recursos para os municípios”, comenta o chefe do DER-PR.

O presidente da Câmara Municipal, Márcio da Silva, juntamente com os vereadores Albino Lorenzett e Chico Peretto, representando o Poder Legislativo na reunião, avaliam positivamente o posicionamento e ações do Governo Estadual na atenção à Dois Vizinhos:

A reunião demonstrou a colaboração entre as autoridades locais e o governo estadual para enfrentar os desafios causados pelas chuvas e promover o desenvolvimento da infraestrutura na região de Dois Vizinhos. A busca por soluções efetivas e ações práticas se tornaram prioridades para garantir a segurança e a prosperidade da comunidade local.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos