VEREADORES DE DOIS VIZINHOS SOLICITAM LIBERAÇÃO DO SAQUE CALAMIDADE DO FGTS NA CAIXA

sexta, 03 de novembro de 2023

Dois Vizinhos, 03 de novembro de 2023 - Na manhã da última quarta-feira, 1 de novembro, os vereadores Carlos Mangini e Benini Jr, representando o Poder Legislativo, estiveram em reunião com o gerente da agência local da Caixa Econômica Federal, Sr. Clovis Roberto Treib. O encontro foi destinado à entrega de um ofício solicitando a liberação do Saque Calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias afetadas pelas recentes enchentes no município.

O governador Ratinho Júnior, que visitou o município após as intensas chuvas e alagamentos, demonstrou um compromisso claro em auxiliar o município em sua recuperação. Ele ressaltou a gravidade da situação, destacando o seu envolvimento direto nas operações e cobrando agilidade para liberação do FGTS ao trabalhador.

O Saque Calamidade do FGTS é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar a quantia correspondente a R$ 6.220,00 (seis mil, duzentos e vinte reais) para cada evento caracterizado como desastre natural, desde que o intervalo entre um saque e outro não seja inferior a doze meses. No caso dos trabalhadores duovizinhenses, as chuvas de granizo e as enchentes recentes causaram danos significativos às propriedades e afetaram profundamente a vida das famílias residentes na região.

O gerente Clovis Roberto Treib prontamente recebeu os vereadores e, além de protocolar o ofício dos vereadores Benini Jr, Francisco Peretto, Juarez Alberton, Fabinho Gaspar, Márcio Gomes, Márcio da Silva, Carlos Mangini, Albino Lorenzetti, Irival di Domênico, Sandro Brunn e Cledemir Mezzomo, explicou as medidas que a Caixa Econômica Federal está adotando para auxiliar os cidadãos afetados por desastres naturais.

Entre as medidas anunciadas pela instituição financeira está a possibilidade de pausa nas parcelas de financiamentos habitacionais por até 90 dias. Essa medida visa aliviar o fardo financeiro das famílias que tiveram prejuízos com os desastres naturais recentes.

Além disso, Clovis orientou os vereadores e o executivo municipal sobre os trâmites necessários para a liberação do Saque Calamidade do FGTS. De acordo com as diretrizes estabelecidas, o valor só é liberado quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública tenha sido decretado por meio do governo e publicado em prazo não superior a 30 dias do primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência do desastre natural, se este for assim reconhecido, por meio de portaria do Ministro de Estado da Integração Nacional.

Até o momento, já se encontra disponível o saque calamidade para os moradores que foram atingidos pelas fortes chuvas de granizo no início do mês passado, enquanto isso, os trâmites para as recentes enchentes estão sendo concluídos e dependem da publicação pelo governo, que deve ocorrer nos próximos dias. Os interessados em rever os valores para ambas situações, devem procurar a Secretaria de Assistência Social e Cidadania na Rua Santos Dummont, próximo ao UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para que seja orientado e comprovado a necessidade do auxílio.

A atuação conjunta da Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos demonstra o compromisso dos representantes do Poder Legislativo em contribuir para a resolução dos problemas enfrentados pelo município. Em momentos de crise, a colaboração entre os poderes públicos e instituições financeiras desempenha um papel crucial na recuperação e apoio às comunidades afetadas.

Espera-se que essa iniciativa colabore com as famílias atingidas pelas enchentes e tenham o apoio necessário para reconstruir suas vidas e seus lares. A ação dos vereadores e a parceria com a Caixa Econômica Federal representam um passo importante nesse processo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos