REUNIÃO DE URGÊNCIA DEFINE PLANO DE AJUDA ÀS VÍTIMAS DAS ENCHENTES EM DOIS VIZINHOS

segunda, 30 de outubro de 2023

Dois Vizinhos, 30 de outubro de 2023 - Na manhã de hoje, o prefeito Carlinhos Turatto, convocou uma reunião de urgência em seu gabinete para discutir e definir um plano de ação para atender às vítimas das recentes enchentes que assolaram o município. A reunião contou com a participação de representantes do comércio, lideranças, entidades religiosas e membros da sociedade em geral, demonstrando um esforço conjunto para lidar com a situação.

O presidente da Câmara Municipal de Dois Vizinhos, Márcio da Silva, expressou seu total apoio e engajamento na mobilização da comunidade, Márcio destacou que todos os vereadores do município estão empenhados em ajudar e que a Câmara está pronta para convocar sessões extraordinárias, se necessário, para agilizar a aprovação de projetos em prol da recuperação dos bairros atingidos.

Diante da situação crítica, os participantes da reunião reforçaram a importância da solidariedade e da união da comunidade. Destacando que, neste momento, não há espaço para divisões e que todos devem trabalhar juntos em prol da cidade e de seus habitantes.

Em suma, a reunião definiu algumas ações que serão aplicadas no plano de ação, sendo:

1. Atendimento imediato às necessidades: A Prefeitura de Dois Vizinhos irá centralizar os esforços para atender às necessidades imediatas das famílias afetadas. Haverá a distribuição de alimentos, água potável, roupas e produtos de higiene. Uma comissão, formada por representantes de diversas entidades e voluntários, supervisionará a distribuição de recursos de forma ordenada.

2. Criação de conta de PIX para doações: Foi anunciada a criação de uma conta PIX, sob responsabilidade de cinco entidades, para centralizar as doações da comunidade e de pessoas solidárias de todo o Brasil. O PIX facilitará as doações e garantirá a transparência na arrecadação e no uso dos recursos.

3. Foco nas necessidades emergenciais: Enquanto a reconstrução da cidade está em andamento, a prioridade é atender às necessidades básicas das pessoas afetadas. O foco será em fornecer alimentação, água e roupas, além de assegurar que as famílias possam tomar banho e trocar de roupa adequadamente.

4. Recuperação de móveis e utensílios: Uma comissão será criada para cuidar da recuperação de móveis e utensílios danificados. O objetivo é restaurar móveis e eletrodomésticos que possam ser salvos.

5. Projeto de engenharia para solução estrutural: Um pedido foi feito ao governador Ratinho Júnior para disponibilizar uma equipe de engenheiros que trabalharão em projeto de engenharia visando solucionar os problemas estruturais que minimizem o impacto de futuras inundações, a exemplo a obra executada na cidade de Francisco Beltrão.

6. Mobilização das entidades: O trabalho em conjunto de entidades locais, igrejas, pastores, e representantes de clubes e associações será fundamental para a execução do plano de ação. Cada entidade terá um papel específico no processo.

7. Criação de protocolo de emergência: Foi sugerido criar um protocolo de emergência que guiará as ações de entidades e voluntários em situações de desastre. Esse protocolo incluirá diretrizes para a produção de alimentos, distribuição de recursos e utilização de estruturas já existentes no município.

8. Reversão de recursos: A prefeitura anunciou o cancelamento de uma festa com o Grupo Solar que estava planejada e a decisão de redirecionar os recursos para as necessidades emergenciais da cidade.

Essa união de esforços e ação coordenada evidenciam o espírito solidário e a determinação de Dois Vizinhos em enfrentar as adversidades. Com o apoio de entidades, voluntários e a população, a cidade se reerguerá e se preparará para lidar com possíveis desafios futuros. Juntos, eles provam que a força da comunidade é capaz de superar as piores adversidades.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos