UTFPR-DV INAUGURA O 1° AGRITEC COM FOCO NA INTEGRAÇÃO E TECNOLOGIA
 
terça, 19 de setembro de 2023

Dois Vizinhos, 19 de setembro de 2023 - No dia 19 de setembro de 2023, a Câmara de Vereadores esteve presente no Campus Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-DV) no evento que marca as comemorações dos 20 anos do Campus, que começou sua jornada em 1997 como Escola Agrotécnica Federal e se tornou parte da UTFPR em 2005.

O evento intitulado, "UTFPR-DV de portas abertas", reflete a missão da universidade de estar integrada à cadeia produtiva, comercialização e geração de tecnologia. Em um cenário onde a produção agrícola e a tecnologia avançam rapidamente, a instituição busca promover a colaboração entre universidade, sociedade civil, instituições públicas e privadas em prol do crescimento sustentável.

Na sua fala, o Diretor-Geral do Campus Dois Vizinhos, Prof. Everton Ricardo Lozano, destacou o desenvolvimento e as parcerias que moldaram a trajetória da instituição desde 2017. Ele celebrou a identidade universitária da UTFPR-DV, enfatizando a sua missão de se tornar uma fazenda tecnológica experimental sustentável e um modelo de referência para outras instituições. Everton ressaltou a importância das parcerias com diversas entidades governamentais e institucionais, reconheceu o empenho da equipe e conclamou a comunidade a se envolver ativamente no evento do AGRITEC e no progresso da universidade. Sua fala transmitiu a visão de crescimento, inovação e colaboração que impulsionam a UTFPR-DV.

A Vice-Reitora e Reitora em exercício da UTFPR, Prof. Tangriani Siomioni Asmann, relatou sobre a importância das parcerias e do apoio político para o desenvolvimento do Campus, lembrando da luta para estabelecer a escola técnica na região. Ela enfatizou a gratidão pela participação da população de Dois Vizinhos, que contribui com seus tributos para a instituição. Tangriani elogiou a gestão feminina no evento e ressaltou a missão de universidades como a UTFPR de compartilhar conhecimento diretamente com a comunidade. 

Um dos momentos marcantes da abertura foi a entrega de um trator, adquirido através de uma Emenda Parlamentar do Deputado Federal Nelsi Coguetto Maria (Vermelho). Este trator tecnologicamente avançado beneficiará não apenas os alunos da UTFPR-DV, mas também produtores rurais da região, melhorando as áreas de pesquisa, ensino e extensão.

Durante a cerimônia de abertura, autoridades importantes também estiveram presentes, a Diretora de Graduação e Educação Profissional, Prof. Marina Celant de Prá, a Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Michele Potrich, a Diretora de Planejamento e Administração, Celiana Thomé Padilha, a Diretora de Relações Empresariais e Comunitárias em exercício, Veridiana Stachowski Kuss, o Prefeito Municipal, Luiz Carlos Turatto, Representante da Comissão Organizadora do AGRITEC, Prof. Laércio Ricardo Sartor, o Presidente da Associação Empresarial de Dois Vizinhos: Josiane Grando, a Assessora Técnica do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, Ivani Pacci, a Secretária do Conselho Municipal de Apoio de Inovação e Tecnologia de Dois Vizinhos, Samara Pietrobom Dresch, o Chefe Regional do Instituto Desenvolvimento Rural do Paraná - IDR: Arnildo José Sganzerla, o Presidente da Sociedade Rural de Dois Vizinhos, Davi Chioca Jr, e o Presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Rogério Borges Sidral, e o Presidente da Câmara de Vereadores, Márcio da Silva.

O AGRITEC, que acontece entre 19 á 22 de setembro, é um evento multidisciplinar, oferecendo cursos, oficinas, eventos técnico-científicos e exposições. Além disso, visa fortalecer os laços entre a UTFPR-DV, a comunidade e diversos atores do setor agrário, ambiental, econômico, de biotecnologia e tecnologia da informação. Além disso, será realizada a EXPO UT, uma exposição da estrutura da universidade e cursos do campus para estudantes do ensino médio, com o objetivo de atrair novos alunos.

Objetivos do Evento

 

  • O evento busca divulgar o Campus Dois Vizinhos e sua contribuição para a região.Divulgação do Campus:Troca de Informações: Proporcionar um espaço para a troca de informações entre diferentes atores, incluindo educadores, profissionais do setor agropecuário, florestal, tecnologia da informação e biotecnologia.
  • Abertura para a Comunidade: Abrir as portas da universidade para a comunidade local e regional.
  • Captação de Novos Alunos: O evento visa atrair novos alunos interessados em cursos oferecidos pelo campus.

Público-Alvo

O evento é voltado para estudantes do ensino médio, produtores rurais e profissionais das áreas educacional, agropecuária, florestal, tecnologia da informação e biotecnologia, bem como entidades relacionadas a esses setores. 
O 1º AGRITEC promete ser um evento enriquecedor que fortalecerá os laços entre a universidade e a comunidade, promovendo o compartilhamento de conhecimento e a capacitação em diversas áreas. É uma oportunidade única para aqueles que desejam aprender e se conectar com profissionais e especialistas em várias disciplinas.

 

Programação

A programação do AGRITEC inclui uma série de eventos e cursos ao longo dos quatro dias. Alguns destaques incluem:

19 de setembro de 2023

  • ABERTURA - AGRITEC: Início às 8h30 com recepção e abertura oficial às 9h. O evento contará com uma apresentação cultural do Coral da UTFPR-DV e uma mesa temática sobre o "Impacto do AGRITEC na região Sudoeste do Estado do Paraná". Local: Auditório Douglas Sampaio Henrique – UTFPR-DV.
  • EXPOUT E MENINAS NA CIÊNCIA: Das 14h às 17h e das 19h30 às 21h30. Local: Laboratórios/UNEPES – UTFPR-DV.
  • CURSOS/OFICINAS: Início às 13h, com cursos sobre Produção de Queijos e Cultivo de Cogumelos em Casa, entre outros.

20 de setembro de 2023

  • EXPOUT E MENINAS NA CIÊNCIA: Das 8h30 às 11h30, 14h às 17h e das 19h30 às 21h30.
  • ENCONTRO SABERES TRADICIONAIS: Início às 8h30 com palestras e oficinas sobre práticas populares de cura e o Movimento de Benzedeiras da região Centro Sul do Estado do Paraná. Local: Auditório Douglas Sampaio Henrique – UTFPR-DV.
  • DIA DE CAMPO DO TRIGO: Das 13h30 às 17h30. Local: COEXP – UTFPR-DV.
  • CURSOS/OFICINAS: Incluindo Silagem, Panc (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e Plantas Medicinais, entre outros.

21 de setembro de 2023

  • EXPOUT E MENINAS NA CIÊNCIA: Das 8h30 às 11h30, 14h às 17h e das 19h30 às 21h30.
  • III TECNOLEITE: Início às 7h30, com palestras e mesas-redondas sobre a produção de leite. Local: Auditório Douglas Sampaio Henrique – UTFPR-DV.
  • CURSOS/OFICINAS: Incluindo Cerveja Artesanal para Iniciantes, Manejo de Fruteiras e Trilha Ecológica, entre outros.

22 de setembro de 2023

  • EXPOUT E MENINAS NA CIÊNCIA: Das 8h30 às 11h30.
  • III TECNOLEITE: Palestras e mesas-redondas das 9h às 12h e das 13h30 às 15h40.
  • CURSOS/OFICINAS: Incluindo Drones para Aplicação de Defensivos Agrícolas.

Contato e Inscrições

Para mais informações e inscrições, os interessados podem entrar em contato pelo email agritec-dv@utfpr.edu.br ou pelo WhatsApp (46) 3536-8937.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos
 
 
 
Rua Souza Naves, 395 - Centro
85660-000 - Dois Vizinhos - PR
(46) 3536-1321
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mar Virtual