COOPERATIVA MIRIM CONESCO É CONSTITUÍDA NO COOPERMUNDI DE DOIS VIZINHOS

terça, 12 de setembro de 2023

Dois Vizinhos, 12 de setembro de 2023 - Na manhã desta segunda-feira, 12 de setembro, o Centro Cultural Arte Vida de Dois Vizinhos foi palco de um evento histórico para a comunidade educacional do Coopermundi. A 1ª Assembleia para a Constituição da Cooperativa Mirim CONESCO (Cooperativa dos Estudantes do Coopermundi) marcou a transição do Grêmio Estudantil do Coopermundi para uma cooperativa mirim, representando assim todos os estudantes da instituição.

O Coopermundi, renomado centro educacional da região, comemora essa transformação significativa, que visa proporcionar aos estudantes uma experiência mais rica e participativa na gestão de suas atividades e no aprendizado sobre cooperativismo desde cedo.

Nesse novo formato, o Coopermundi assume o papel de Cooperativa Mãe, enquanto o Sicoob Vale Sul, uma das principais instituições financeiras cooperativas da região, desempenha o papel de Cooperativa Madrinha, oferecendo apoio financeiro e orientação para o desenvolvimento das atividades da CONESCO.

Diversas autoridades estiveram presentes no evento, destacando a importância e o impacto positivo dessa iniciativa na educação e no desenvolvimento da juventude local. O presidente da Câmara Municipal de Dois Vizinhos, Márcio da Silva, expressou seu apoio e entusiasmo por ver os estudantes assumindo um papel ativo na governança de sua escola através dos valores do cooperativismo. Marcio declarou: “Ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade, solidariedade, honestidade e transparência, esses valores não servem apenas para o cooperativismo, e sim, para  nossa cidadania, como pessoas, para sermos melhores todos os dias.”

Inácio Perondi Hank, presidente da comissão de constituição da CONESCO, ressaltou a importância do cooperativismo como um valor fundamental para a formação dos estudantes, promovendo valores como solidariedade, responsabilidade e autogestão. Hank também conduziu a votação do Estatuto Social e conselhos administrativo e fiscal da cooperativa mirim no mandato 2023/2024.

O evento também contou com a presença de João Carlos Machado Fortes, presidente da Cooperativa de Educação e Cultura Regina Mundi, e Ivanete Perondi Bachi, professora orientadora da Cooperativa Escolar, que compartilharam suas experiências e perspectivas sobre a importância do cooperativismo na educação.

Representantes do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e Eliane Lourenço Goulart, presidente do conselho de administração do Sicoob Vale Sul, demonstraram seu comprometimento em apoiar o desenvolvimento da CONESCO e garantir que os estudantes tenham recursos e orientação necessários para prosperar.

Giovana Versolato, gerente da agência do Sicoob de Dois Vizinhos Norte, e Leila Dalmagro, representante do Sicoob Paraná, também estiveram presentes, enfatizando o compromisso da instituição em apoiar iniciativas educacionais e cooperativas na região.

Com a constituição da Cooperativa Mirim CONESCO, os estudantes do Coopermundi agora têm a oportunidade de moldar seu próprio futuro, desenvolvendo habilidades de liderança, responsabilidade e trabalho em equipe desde cedo. A comunidade educacional de Dois Vizinhos celebra esse marco significativo, que promete promover o cooperativismo e a educação de forma única e inspiradora.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos