PRESIDENTE DO LEGISLATIVO PARTICIPA DA “CARAVANA PARANÁ UNIDO PELAS MULHERES”

quinta, 22 de junho de 2023

No último dia 16 de junho, o Presidente do Poder Legislativo de Dois Vizinhos, Márcio da Silva, esteve na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) para participar do evento "Caravana Paraná Unido pelas Mulheres". Organizado pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, juntamente com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o evento teve como objetivo apresentar programas do estado voltados às mulheres e oferecer orientação aos municípios sobre como fortalecer essa importante pauta.

Com aproximadamente 250 pessoas presentes, foram apresentadas propostas e uma delas se destacou: a criação do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher. A Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte, explicou que a intenção é estruturar um sistema de governança local nos municípios, que inclui a criação de um órgão específico, um fundo e conselhos municipais. Essa iniciativa tem como objetivo desburocratizar os programas oferecidos pelo governo estadual e garantir que o orçamento seja efetivamente direcionado para ações que beneficiem as mulheres.

Atualmente, Dois Vizinhos é um dos 64 municípios do estado que possuem uma secretaria voltada aos direitos e atenção à mulher, sabendo-se que o estado possui 399 municípios, os que possuem políticas públicas para esse grupo representam somente 16% do total. Diante disso, a criação do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher é um passo importante para valorizar a sociedade feminina do Paraná, conforme destacou o presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, enfatizou a importância de pensar nas mulheres de forma abrangente, considerando a presença delas em diversos espaços sociais, empresariais e políticos. Ele destacou a necessidade de promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino em todas as esferas da sociedade.

Márcio da Silva, presidente da Câmara Municipal de Dois Vizinhos, comenta que “É imprescindível que desenvolvamos ações que atendam às demandas e melhorem a qualidade de vida das mulheres. É necessário que elas se sintam empoderadas e representadas, ocupando posições de liderança e influência em nossa comunidade”. Márcio também informa que tramita na Câmara Municipal um projeto de lei para criação da Procuradoria da Mulher no município, ampliando e fortalecendo ainda mais a representatividade da mulher duovizinhense. Também de Dois Vizinhos, estiveram presentes o prefeito Carlinhos Turatto e a secretária da mulher, idoso e juventude, Silvana Lourdes Pellin, a qual palestrou para os participantes do evento sobre as ações realizadas pela secretaria nos últimos anos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos