AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA NO SUDOESTE

sexta, 19 de maio de 2023

Francisco Beltrão, PR - Na última sexta-feira, dia 19 de maio de 2023, ocorreu a 3ª Audiência Pública Paraná Trifásico e energia elétrica no sudoeste, realizada na Associação dos Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop). O evento de autoria do proponente da Comissão de Minas, Energia e Água da Assembleia Legislativa, deputado Luis Corti (PSB), visa debater as dificuldades enfrentadas na região e cobrar soluções por parte da concessionária.

Além do deputado Luis Corti, formou a mesa de honra a deputada federal Luciana Rafagnin (PT), o vice-prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Predon (PSD), o presidente da Câmara Municipal de Francisco Beltrão e Vice-presidente da Acamsop, Tupy Prolo (PP), o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Rogério Sidral e o 1° Vice-presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), Caciano Gemmi. Representando a Copel, estiveram presentes o Gerente de Manutenção Regional, Paulo R. Nachtygal e o gerente de manutenção, Alessandro Maffei.

Em 2019, era realizada a primeira audiência, e no ano passado ocorreu outra reunião com a presença do presidente da Copel. Em seguida, um comitê de crise em energia foi estabelecido, envolvendo a Amsop, Acamsop e outras entidades. Durante quatro meses, o comitê analisou a situação da rede elétrica na região e apresentou soluções para reduzir os problemas. Essa iniciativa foi importante para identificar desafios e buscar melhorias no fornecimento de energia elétrica.

Uma pesquisa realizada pela Agência de Desenvolvimento Regional e Cacispar, revelou dados dos prejuízos enfrentados pelas empresas devido às quedas da distribuição, afetando principalmente a produção industrial, o comércio, os serviços e as atividades rurais. "Se levarmos ao nível estadual todas as empresas que têm prejuízos com as quedas de energias, estaremos falando de outro PIB do Paraná", comenta o vice-presidente da Agência de Desenvolvimento, Rogério Sidral. A pesquisa apontou que 93% das empresas já enfrentaram problemas significativos com o fornecimento de energia, dos 65% dos entrevistados, o problema acontece no período da tarde quando há picos de . Para 37%, as interrrupções de energia ocorrem de duas a três vezes por semana. Como solução, Rogério aponta que a inovação, direção dos investimentos na infraestrutura da Copel e a busca por eficiência é necessária para solucionar o problema.

Com mais de 11.245 quilômetros de novas redes elétricas trifásicas já entregues pela Copel, o projeto Paraná Trifásico pretende alcançar 25.000km em todo o estado até 2025, sendo investidos cerca de 2.8 bilhões. Mesmo com o que já foi entregue desde 2019, há muito trabalho a ser realizado para atender os 42 municípios da região. Por esse motivo, uma terceira audiência pública se fez necessária para discutir, direcionar e cobrar da empresa as obras essenciais para garantir a produção rural e evitar as frequentes quedas de energia registradas na área.

O Deputado Luis Corti discursou sobre a importância do fornecimento pleno de energia elétrica para a qualidade de vida da população nas áreas urbanas e rurais, enfatizando as dificuldades enfrentadas pelos agricultores na produção de insumos para frigoríficos e laticínios, setores fundamentais para o desenvolvimento do Sudoeste do Paraná. Corti também destacou os esforços do governador Ratinho Júnior (PSD) em expandir o programa, buscando melhorar a rede elétrica em todo o estado.

A Copel, por sua vez, apresentou os avanços realizados, ressaltando que toda a espinha dorsal da rede de distribuição no campo está sendo trifaseada pela concessionária, substituindo a tecnologia monofásica existente. Além de garantir energia de maior qualidade e segurança, o programa oferece aos produtores rurais acesso à rede trifásica a um custo significativamente menor, além de favorecer aqueles que quiserem produzir energia elétrica em suas propriedades, o que era limitado na rede monofásica.

Em dados atualizados por Paulo R. Nachtygal, gerente regional da Copel, o Sudoeste do Paraná conta com 1.324km de cabeamentos construídos e 1.682km estão em andamento, o que representará 10% do fornecimento de todo o estado na nova e moderna rede. Mesmo com os dados otimistas da companhia, representantes de vários municípios trouxeram suas reivindicações e problemáticas no enfrentamento das quedas, cobrando que a companhia garanta a qualidade do serviço.

"Que a Copel possa nos atender dignamente e nós possamos fazer que nossa população tenha o devido respeito pela prestação de serviço", comenta o presidente da Câmara Municipal de Dois Vizinhos, Márcio da Silva (PSDB), que também reforça a importância do fornecimento para o crescimento da cidade. Ele cita que hoje a cidade é um dos maiores produtores de leite, fornecedor de frango e suínos, possui três parques industriais com importantes empresas de relevância para a economia do município, ressaltando a preocupação com as reclamações dos munícipes sobre as quedas da rede elétrica.

Durante a audiência, ficou evidente a necessidade de ações concretas por parte da Copel para solucionar os problemas enfrentados no fornecimento de energia elétrica na região. Portanto, espera-se que a concessionária leve em consideração as demandas e implemente as obras essenciais para garantir um fornecimento estável e de qualidade, atendendo assim às necessidades da população e do setor produtivo local.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos / Éderson A. Hartmann