FERREIRO DE 92 ANOS É HOMENAGEADO PELA CÂMARA

terça, 09 de maio de 2023

Aos 92 anos de idade, completados no último dia 02, o ferreiro Sr. Hilário Mario Bernardi recebeu das mãos dos vereadores da Câmara Municipal uma homenagem através de Moção de Aplauso. Um reconhecimento à sua dedicação incansável à profissão, a qual contribuiu significativamente para o desenvolvimento econômico e sustentável da cidade.

O Sr. Bernardi nasceu em Antônio Prado-RS em 1931 e mudou-se para Dois Vizinhos em 1961, onde construiu sua primeira ferraria. Desde então, tem trabalhado na cidade criando uma vasta gama de objetos de ferro e aço em sua carreira, incluindo mais de 1.500 carroças e charretes, ferramentas manuais como foices, machados, martelos e ferramentas de churrasco, além de ferraduras para animais utilizados no serviço de tração animal. Objetos que levam a marca desse profissional e que atestam a qualidade do seu trabalho.

A profissão de ferreiro é milenar e está em extinção devido à prevalência de fábricas metalúrgicas. No entanto, o Sr. Bernardi perseverou na profissão, demonstrando uma paixão pela criação de objetos de ferro únicos e resistentes. Mesmo depois de passar por um sério problema de saúde, ele ainda continua a trabalhar todos os dias na sua oficina localizada na Rua Padre Anchieta nº 1226, sendo um orgulho e inspiração para família, amigos e clientes.

A homenagem prestada pela Câmara Municipal reconhece a contribuição inestimável do Sr. Bernardi para a cidade e sua dedicação à profissão, a qual ultrapassou gerações e continua sendo admirada por muitos. A Moção de Aplauso é um tributo merecido por sua incrível trajetória de 92 anos de vida, e destes, 62 dedicados a arte em moldar metais.

Acompanhe a entrega da Moção de Aplauso no YouTube

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos