APROVADO PROJETO QUE VALORIZA OFÍCIO DE BENZEDEIRAS E BENZEDORES

quinta, 20 de abril de 2023

No dia 17 de abril de 2023, a Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos prestou uma homenagem às benzedeiras e benzedores do município, reconhecendo a importância desses profissionais para a saúde e cultura da região. A homenagem foi realizada durante a última sessão ordinária da casa.

Os conhecimentos populares sobre benzeduras foram catalogados e apresentados no projeto de extensão “Saberes de Benzedeiras e Benzedores: reconhecimento de patrimônio cultural no sudoeste paranaense”, liderado pela professora e doutora Patrícia Fernandes da UTFP - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Com base nessa pesquisa, o presidente da casa, Márcio da Silva (PSDB), elaborou o projeto de lei nº 006/2023 para valorizar e incentivar o reconhecimento dos ofícios tradicionais de saúde popular e cura religiosa.

O projeto foi aprovado pelos vereadores e agora permite que os praticantes de benzeduras obtenham o Certificado de Detentor de Ofício Tradicional de Saúde Popular. Para isso, é necessário protocolar um requerimento no Departamento de Cultura Municipal, com uma carta de autodefinição informando as práticas tradicionais que domina, documentos que comprovem o reconhecimento da coletividade usuária de seus serviços, documentos pessoais do solicitante e comprovante de endereço da localidade em que atua. O certificado será emitido gratuitamente pelo Departamento de Cultura Municipal em até 60 dias a contar da data de inscrição. No entanto, é importante ressaltar que o certificado não autoriza a prática de atividades restritas a profissionais de saúde.

O projeto também institui no calendário oficial do município o "Dia Municipal do Ofício de Benzer", a ser comemorado anualmente no dia 13 de maio. O poder público poderá realizar palestras, debates, aulas, seminários e outras atividades comemorativas para o dia instituído, facultada a parceria com outros órgãos públicos, sociedade civil organizada e classe empresarial.

Essa iniciativa representa um importante passo para a valorização da cultura popular brasileira e para a continuidade dessa tradição milenar de cura pela fé. A homenagem prestada pela Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos é uma merecida Moção de Aplauso às benzedeiras e benzedores do município, e espera-se que inspire outras cidades e órgãos públicos a reconhecer e valorizar esses importantes patrimônios culturais imateriais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos