CÂMARA APROVA PROJETO DE LEI “CÂMARA NO BAIRRO”

terça, 18 de abril de 2023

Durante a 10ª Sessão Ordinária que aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 17 de abril, a Câmara Municipal de Dois Vizinhos aprovou, por unanimidade o Projeto de Lei “Câmara no Bairro”.

De autoria dos Vereadores Márcio da Silva e Fábio Júnior Gaspar, visando o atendimento e a integração da população junto às ações do Poder Legislativo, instaurou-se a criação das reuniões itinerantes. Um dos objetivos principais da proposta é incentivar e facilitar a aproximação entre os cidadãos e a Câmara de Dois Vizinhos, além de popularizar a atividade legislativa e propiciar ao Vereador conhecer de perto as necessidade de cada bairro/comunidade e ouvir reivindicações populares.

As reuniões da “Câmara no Bairro” serão realizadas na modalidade de Sessão Extraordinária, com data e horário pré-agendado de acordo com as possibilidade de cada bairro/comunidade, sendo conduzidas e organizadas pela Mesa Diretora e pelos servidores do Poder Legislativo. Este formato itinerante trará a oportunidade para os Vereadores se apresentarem, falarem dos seus trabalhos e a possibilidade de se colocarem em defesa das suas causas e seus posicionamentos ideológicos. Já a participação comunitária terá a oportunidade do uso da palavra as lideranças, agentes públicos, autoridades, bem como os cidadãos identificados como agentes ativos das suas respectivas regiões.
A Sessões Plenárias Ordinárias continuarão acontecendo normalmente todas as segundas-feiras, às 19:30 horas no auditório da Câmara.

O projeto faz parte de um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas pela Câmara de Vereadores, a fim de promover a modernização e integração do Legislativo no Município. A idéia é romper barreiras entre o parlamentar e a sociedade, já que o cidadão desconhece, na maioria das vezes, a realidade dos trabalhos desenvolvidos em Plenário. Faz-se necessário ressaltar, que a iniciativa beneficia o parlamentar que passa a conhecer e a presenciar as dificuldades vivenciadas pelos diferentes grupos dos diferentes Bairros, isto contribuirá para conscientizar a comunidade da importância de sua participação política, além de apresentar a Câmara Municipal como uma instituição mais transparente aos olhos do cidadão.

O Presidente Márcio da Silva comenta que “é um sonho antigo, antes mesmo de ser eleito vereador, poder levar à população a Câmara de Vereadores, onde entendemos que precisamos continuar com o bate-papo que tínhamos com as pessoas quando fomos pedir votos, pois íamos nas residências, visitando os bairros e conversando com cada pessoa, cada família, e agora durante os nossos mandatos precisamos continuar, senão fica aquela velha história de que Vereador só aparece a cada quatro anos, e dessa forma conseguiremos estar presentes nos bairros e comunidades ouvindo, atendendo e conversando com todos”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores