CÂMARA MUNICIPAL VALIDA ALTERAÇÃO DE CONTRATO DE ASSOCIAÇÃO COM CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL

terça, 28 de março de 2023

A Câmara Municipal de Dois Vizinhos, representada pelo seu presidente, Márcio da Silva (PSDB), validou na última segunda-feira (27), a segunda alteração do contrato de associação com o Consórcio Intermunicipal e Interestadual de Municípios dos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul (CONSAD). O objetivo é garantir o desenvolvimento do Serviço de Inspeção Municipal, visando à segurança alimentar e à sanidade agropecuária nos municípios consorciados.

O CONSAD tem como propósito fomentar o Sistema Brasileiro de Inspeção (SBI) dentro dos padrões e normas do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA). O SUASA é um conjunto de normas e procedimentos que garantem a qualidade sanitária de produtos de origem animal e vegetal, desde a produção até a comercialização. Ele estabelece regras para a inspeção e fiscalização desses produtos, garantindo a segurança alimentar e a saúde dos consumidores.

O Consórcio oferece suporte aos médicos veterinários de Dois Vizinhos e aos estabelecimentos através do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.), que é um importante instrumento de controle sanitário e qualidade dos alimentos de origem animal produzidos e comercializados no município, promovendo a saúde pública e o desenvolvimento sustentável da produção agropecuária local.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Dois Vizinhos