REUNIÃO COM ENGENHEIROS DA UFPR TRATA DA RECUPERAÇÃO DO ASFALTO DO SÃO FRANCISCO DO BANDEIRA

segunda, 07 de novembro de 2022

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, dia 07 de novembro de 2022, importante reunião no gabinete do Paço Municipal de Dois Vizinhos, quando os engenheiros da Universidade Federal do Paraná apresentaram o laudo conclusivo das análises realizadas no asfalto que da acesso à localidade de São Francisco do Bandeira.

Participaram da reunião técnicos e engenheiros da UFPR, do Paraná Cidade, da Prefeitura, secretários municipais, vereadores, representantes das comunidades afetadas e representantes da empreiteira que executou a obra.

O laudo aponta que se execute as compensações no revestimento asfáltico, nos diversos segmentos e com as espessuras apontadas, totalizando a extensão de 4.720,0 metros, ou seja, 65% da extensão total aproximada de 7.300,0 metros, considerando os dois contratos e a falta de espessura tanto da base de brita graduada quanto de concreto asfáltico usinado a quente (CAUQ); Se repare inteiramente os pontos (locais) que atualmente já apareceram patologias, como por exemplo, “panelas”, buracos e afundamentos locais plásticos, que estão afetando sobremaneira a segurança viária, incluindo aqueles que provavelmente possam surgir, se em segmentos diferentes dos apontados no laudo.

Para tanto, se recomenda também que se obedeça o Manual de Restauração de Pavimentos Asfálticos (IPR-720, DNIT, 2006) e a normativa DNER-PRO 11/79 – Avaliação Estrutural dos Pavimentos Flexíveis; No restante dos 2.580,0 metros, após as correções de todos os defeitos supracitados, se execute um micro revestimento de asfalto a frio, no intuito de melhorar as condições funcionais, já que os remendos, por melhor que se possa repará-los, quase sempre apresentam irregularidades, sendo – em muitos casos – desconfortáveis ao tráfego solicitante; Executados todos esses serviços supra indicados, se execute a recomposição da sinalização horizontal, tanto no eixo (faixas interrompidas e duplas contínuas em amarelo) quanto nos bordos (contínuas em branco).

Após a explanação de todas as inconformidades apontadas pelos laudos, o PARANACIDADE orientou que os reparos (tapa-buracos) sejam feitos imediatamente para a segurança da população. Da mesma forma os representantes da Câmara de Vereadores se manifestaram solicitando que o laudo da Universidade Federal seja cumprido em sua integra.

A Empresa se comprometeu a realizar todos os serviços na presença do Fiscal da referida obra.

Também se comprometeu em realizar as correções iniciais necessárias IMEDIATAMENTE para evitar acidentes e facilitar o trânsito afetado da região, bem como em realizar TODAS AS CORREÇÕES APONTADAS NO LAUDO e demais correções que se fizerem necessárias que serão apontadas conforme visita a campo, tendo em vista o lapso temporal entre o laudo e a presente data.

Será feito um cronograma dos pontos afetados iniciando-se no prazo de 20 (vinte) dias, a contar da reunião desta segunda-feira.