Resumo da sessão ordinária da CMDV em 17 de setembro

terça, 18 de setembro de 2018
Aprovada nesta segunda (17), em segunda votação, autorização para concessão de espaço nas praças centrais de Dois Vizinhos para exploração comercial pela iniciativa privada.

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos, realizada nesta segunda-feira (17), registrou pedido de autorização do Executivo para conceder à Associação de Mulheres de Dois Vizinhos e Rede de Combate ao Câncer (AMEDV-RCC) o direito de uso, pelo período de vinte anos, de imóvel público para construção da sua sede própria. Já o Legislativo apresentou quatro indicações e três requerimentos. As indicações, de autoria dos vereadores Schmitinho, Dida Santiago e Bino Lorenzetti, destacam a necessidade de melhorias para pontos da cidade e do interior. O primeiro dos três requerimentos – recomendando homenagem ao Grupo de Teatro Municipal de Dois Vizinhos pelos 20 anos de atuação completados em 2018 – foi uma proposição conjunta dos vereadores Sérgio Marchese, João Paulo, Bino Lorenzetti, Douglas Colaço, Alcir Ganassini e Ezequias Hein; o segundo requerimento, solicitando que o Instituto de Saúde de Dois Vizinhos encaminhe documentos relacionados com o consumo do produto gás oxigênio medicinal, utilizado pelo Hospital Pró-Vida nos anos de 2017 e 2018, foi apresentado pelos vereadores Dida Santiago, Juarez Alberton, Schmitinho, Chicão Dal’Agnol e Benini Junior; e o terceiro requerimento, de iniciativa do vereador Benini Junior, solicita que a administração municipal informe sobre o andamento das obras da creche do Bairro Nossa Senhora de Lourdes e da escola do Bairro São Francisco Xavier. Os documentos acolhidos foram devidamente encaminhados pela presidência, como determina o regimento.

Foi aprovado nessa sessão, em segunda votação, projeto que autoriza a prefeitura a conceder à iniciativa privada o uso de espaço nas praças Ary Jayme Müller, da Amizade e Honoir Antônio Pereto para a instalação de lanchonetes. Em primeira votação foram aprovadas as seguintes propostas: extinção da cobrança das taxas de combate a incêndio e de vistoria de segurança contra incêndios e também a alteração do artigo 213 do Código Tributário Municipal, como forma de adequação à legislação, uma vez que a cobrança das referidas taxas é de competência estadual; definição de nova área de expansão urbana; concessão de direito de uso de terreno público no Bairro São Francisco Xavier, onde a comunidade construirá uma residência, em regime de mutirão, para a senhora Santa Madalena Vaz; autorização para assinatura de convênio com a APAE de Dois Vizinhos para repasse de recursos oriundos do FUNDEB, a serem utilizados em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino especial; e ainda proposta do Legislativo, apresentada pelo vereador Dida Santiago, que torna a caderneta de vacinação infantil documento obrigatório para matrícula nas creches e escolas da rede municipal de ensino. E finalmente, em votação única, foram aprovados os requerimentos descritos no parágrafo anterior. Todas as proposições foram aceitas por unanimidade.

Finalizando a sessão, os vereadores Bino Lorenzetti (PT), Schmitinho (PP), Benini Junior (PRB), João Paulo (PR) e Dida Santiago (REDE) utilizaram a tribuna para pronunciamentos de interesse público.